Sonda europeia Smart-1 já está no solo lunar
A primeira nave espacial europeia enviada à Lua, a sonda Smart-1, concluiu hoje com êxito a sua missão de três anos: despenhou-se na superfície lunar, tal como tinha sido planeado, anunciou o controlo da missão em Darmstadt, Alemanha.
O engenho caiu no Lago de Excelência a uma velocidade de 7200 quilómetros por hora, prevendo-se que tenha provocado uma cratera de cinco a dez metros de largura por dez metros de profundidade e lançou poeira a vários quilómetros de altura.O embate ocorreu às 05h42 de Lisboa. O acontecimento foi seguido por observatórios na terra, esperando os cientistas que a nuvem de pó e destroços possa revelar dados sobre a composição geológica do local onde a sonda se despenhou.A SmartT-1 é um cubo de um metro de lado e pesa cerca de 360 quilos. Foi lançada a 28 de Setembro de 2003 do Centro Espacial de Kourou, na Guiana francesa, e começou as observações científicas em Março do ano passado. Graças à sonda Smart-1, os cientistas "detectaram pela primeira vez cálcio e magnésio" na Lua e mediram as diferentes composições entre os picos das crateras da lua e das planícies vulcânicas", além de ter "cartografado o conjunto da superfície lunar, nomeadamente a sua face oculta", segundo a Agência Espacial Europeia, citada pela AFP.
Esta missão permitiu testar novas tecnologias, como um motor iónico que pode percorrer cem milhões de quilómetros apenas com o consumo de 50 litros de combustível.