Índia na Foreign Affairs
Em tempos socialista e não alinhada, a Índia refaz-se, numa história de sucesso do capitalismo e como parceiro estratégico dos Estados Unidos.
As reformas económicas proporcionaram um forte impulso ao PIB per capita, reduzindo drasticamente os índices de pobreza. Estes dois factores, aliados à crescente auto-confiança indiana podem trazer-lhe o papel de fiel da balança, do equilíbrio de poder mundial.
A problemática e implicações da ascenção da Índia aos grandes palcos do poder internacional é analisada em detalhe na edição de Julho/Agosto da Foreign Affairs, com particular destaque para os ensaios de Raja Mohan, India and the Balance of Power, e de Gurcharan Das, The India Model.
Mohan reflecte acerca das ondas de choque provocadas pela reentrada da Índia no sistema internacional, com particular destaque para os Estados Unidos e a China.
Gurcharan aborda os desafios de modernização com que se confronta a sociedade indiana, face às rupturas latentes provocadas por um crescimento económico sem precedentes.
0 Comments:
Enviar um comentário
<< Home