2006-11-15

Irão "vai resistir até ao fim"

Presidente anuncia Irão nuclear até Março de 2007
Mahmoud Ahmadinejad foi à televisão estatal iraniana anunciar que o seu país "vai resistir até ao fim" para defender o seu direito ao nuclear, apesar das ameaças de sanções da ONU. "Graças a Deus, o tempo joga a nosso favor e a cada dia que passa, eles [os ocidentais] dão um passo atrás, reconhecendo o direito do Irão, ao mesmo tempo que o povo iraniano dá um passo em frente em direcção à tecnologia", acrescentou.
Ahmadinejad sublinhou ainda que vai organizar até ao final do ano iraniano, que acontece em Março de 2007, a "grande festa da nuclearização do Irão". O Presidente iraniano aproveitou ainda para denunciar a atitude das grandes potências que, segundo ele, "querem impedir o progresso dos povos". "Eles mentem ao dizer que são contra as armas nucleares e químicas porque os armazéns deles estão cheios de armas atómicas e químicas".
Os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido) e a Alemanha estão a tentar um acordo sobre um texto de resolução que imponha sanções contra o programa nuclear iraniano, devido às reticências russas e chinesas face à anterior proposta.
Teerão já ameaçou por diversas vezes que iria responder às sanções da ONU com o bloqueio do acesso dos inspectores da Agência Internacional da Energia Atómica ao seu programa nuclear.